Memória - como ter uma SUPER- parte 4

     

   Pinky,  Que vírus é esse que  destrói  a nossa memória? 
        Pois bem, seria assim que gostaríamos de pensar , como  se o nosso cérebro fosse um computador, algo feito para lembrar.  Mas somos de fato máquinas feitas para esquecer.Entre um neurônio e outro, entre uma conexão e outra há uma enzima para destruir e construir a memória. Entre elas podemos citar a kpzeta , a qual  os cientistas acreditam que  faça as duas coisas. Eu particularmente  acredito que não. Mais fácil do que ter uma enzima para fazer as duas coisas é ter duas enzimas para fazer coisas diferentes. E nesse ponto a evolução sempre escolhe o caminho mais fácil.
       Caminhemos, a medida que vamos adquirindo conhecimento, vivendo o dia a dia, as enzimas vão destruindo nossa memória. Deletando as informações. Mas porque não esquecemos tudo? é que nosso cérebro funciona como um bibliotecário desorganizado. Ele vai alocando as informações em diferentes partes. Como assim? digamos que você estudou um assunto hoje. O nosso cérebro vai guardar essa informação em  um local. Depois de amanhã você vai estudar o mesmo assunto. Ele  mais uma vez vai guardar isto em um novo lugar e assim sucessivamente. Sendo assim quando você quer lembrar do que estudou , ele então faz uma pesquisa dos lugares  onde estão  as memórias e  você  tem um compilado do assunto. O lado bom disto, é que aparentemente as  enzimas destruíram a informação do assunto de forma desagrupada, em tempos diferentes.  Desta forma,   mesmo que se destrua em um lugar ainda vai restar informação em outro. Agora você entende porque quando vemos uma coisa várias vezes demoramos para esquece-la.
       É um sistema lógico; quanto mais ver mais locais de memória , logo mais lenta a destruição da memória.
       Fato curioso é que o nosso cérebro também aloca as palavras por grupos.  Exemplo
      Repita mentalmente  branco, branco, branco, branco branco - responda rápido :  o que é que a vaca bebi? 
     ...
    ...
    Noventa por cento das pessoas vão dizer Leite , mas é claro que a vaca bebe água. O problema  é que ao cérebro guarda palavras que você usa com frequência em grupo  tipo: leite + branco + vaca. etc
   Isto com certeza aumenta a velocidade de resposta do pensamento.
   Próxima postagem vou falar sobre as técnicas de estudo que realmente funcionam. Pois vão ter como base o funcionamento do cérebro. Enfim, vamos desmistificar muita coisa.
   Abraços Ojuarianos

1 comentários:

Anônimo disse...

Meu cérebro me diz que os mamíferos bebem leite, portanto, a vaca também bebe leite. sendo assim,a resposta dos 90%, inclusive eu, não está errada e sim, incompleta. kkk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...