Editoras comerciais e prestadores de serviço
Quando você deseja publicar um livro, tem dois caminhos diferentes pela frente: a contratação de um prestador de serviços ou a submissão dos originais a uma editora comercial.
A diferença é mais ou menos como fazer compras em uma loja e pedir um empréstimo a um banco, ou seja, trata-se de dois tipos de negócio bastante diferentes mas com a infelicidade de se denominarem ambos “editores”.
Os editores que prestam serviço fazem tudo o que você deseja, porque os seus ganhos provém de vender os serviços de diagramação e impressão. Isso quer dizer que eles não avaliam os originais nem têm qualquer envolvimento com as vendas do livro, apenas transformam o original que você entrega no objeto livro.
Uma editora comercial funciona de outro modo, assumindo os riscos (entenda custos) da publicação. Isso quer dizer que há todo um processo de escolha, uma vez que os ganhos do editor comercial provêm da venda dos livros.
O editor comercial só sobrevive, portanto, se conseguir comercializar os livros que edita num mercado altamente competitivo e seletivo.
É crucial você entender que, se está pagando alguma coisa, não está lidando com uma editora comercial mas com uma prestadora de serviços.
Vantagens de uma editora comercial
Ter seu livro publicado por uma editora comercial tem uma série de vantagens.
A primeira delas já foi mencionada: você não precisa pagar nada pela preparação dos originais, revisões de provas, diagramação, composição, impressão, capa e acabamento.
A segunda vantagem é que você não precisa se responsabilizar pela comercialização (a distribuição em livrarias) nem pela divulgação para a imprensa. A noite de autógrafos é organizada e paga pela editora, assim como os catálogos, sites e listas de preços que informam clientes e livreiros sobre o seu livro.
A terceira vantagem é que, uma vez que um editor comercial resolva investir em você, pela própria lógica do negócio ele vai fazer o possível para divulgar o seu nome em simpósios, feiras de livros e todos os eventos de que a editora participar. É de seu interesse promover seus autores a longo prazo porque os verdadeiros ganhos de uma editora comercial em geral só acontecem com a reimpressão da obra (popularmente chamada de segunda edição), quando terão sido abatidos os custos todos da primeira impressão.
Uma quarta vantagem de ser publicado por uma editora comercial é o prestígio. É mais bem visto pela academia e pelo mercado em geral o autor ser selecionado por uma editora, especialmente uma editora com um nome conhecido, do que quando publica uma obra por conta própria.
Desvantagens de uma editora comercial
Tudo na vida tem dois lados. O reverso da moeda de uma editora comercial começa pelo seu modo de funcionamento. Essa é a editora parecida com um banco a quem você vai pedir empréstimo, lembra? Isso quer dizer que a editora comercial tem muito mais autores do que dinheiro para publicar, e que faz uma seleção rigorosa daquilo que aceita. Ou seja, é bastante difícil ser escolhido por uma editora comercial (mas não impossível! Veja como aumentar suas chances em seleção da editora).
A segunda desvantagem das editoras comerciais é que, visto que são elas que bancam todos os custos de produção e impressão, também são elas que decidem como ficará a capa, qual será o título do seu livro, quantas ilustrações entrarão etc. Em teoria, tudo isso é feito por profissionais que entendem do riscado. Na prática, muitos autores ficam um tanto insatisfeitos.
A terceira desvantagem é que, para uma editora comercial, a menos que você seja um figurão conhecidíssimo, o seu livro é apenas mais um entre vários. Um produto cultural nunca chega a ser tratado como um automóvel numa linha de montagem, mas é evidente que profissionais ocupados em fazer cinco livros diferentes por mês todo os meses têm uma atitude de envolvimento restrito com cada obra. As pressões da empresa para produzirem dentro de prazos determinados obriga essas pessoas a dedicar atenção, tempo e energia limitados a você.
A quarta desvantagem é que a editora detém o controle de todo o processo de comercialização e marketing, que nem sempre é o mais eficiente do planeta. Você pode ficar sabendo de uma livraria que gostaria muito de ter os seus livros, mas nenhum vendedor passar por lá oferecendo o título. Ou informar o departamento de promoções que haverá um congresso nacional em Santa Catarina sobre o tema de seu livro, e ninguém da editora tomar providências. Essa mesma falta de controle se estende à decisão de divulgar seu livro, dar-lhe um preço, reeditá-lo. Veja mais em como lidar com seu editor.
Vantagens de um prestador de serviços
Um prestador de serviços presta muito mais atenção em você do que um editor comercial, porque para ele você é o principal cliente. Os serviços oferecidos são limitados apenas pela possibilidade do autor de pagar, nunca pela falta de disposição ou tempo do profissional. Os prazos são determinados por você, e tudo o que você resolve colocar na obra – duzentas ilustrações coloridas, a foto de seu filho na capa – sai impresso.
Quando você paga, é também você quem decide sobre o conteúdo da obra. Se você escreveu uma tese importante, que pode servir de referência para muitos pesquisadores mas foi julgada pouco lucrativa pelas editoras comerciais, publicá-la por conta própria é uma saída a ser considerada para divulgar o seu trabalho acadêmico. Sem falar que, quando bem feita, uma edição paga pode render aqueles famosos créditos concedidos a publicações científicas.
Um livro auto-publicado tem a vantagem ainda de render muito mais do que os dez por cento usuais de uma edição comercial. Se você tem uma platéia cativa – como muitos alunos, parentes ou clientes – a edição própria pode não só se pagar como dar lucro.
Finalmente, um prestador de serviços não escolhe você, é você quem o seleciona. Portanto, não há a ansiedade de esperar por uma resposta do editor nem a decepção de uma carta de recusa. Você pode marcar a data do lançamento assim que entrega os originais para a produção, e aguardar a impressão desejada sem sustos.
Desvantagens de um prestador de serviços
Há também desvantagens em contratar alguém para fazer o seu livro, sendo a primeira e mais óbvia a de que você é quem paga por isso.
A segunda desvantagem, em geral desconsiderada por autores de primeira viagem, é o que você vai fazer com os livros prontos. Relembrando, os prestadores de serviço fazem exatamente o que se propõem – imprimir o seu livro – e nada mais! Comercializá-lo é outra história, e muito escritor auto-publicado descobre como é difícil vender mil livros, e o espaço que esses pacotes ocupam debaixo da cama, em cima do armário, no fundo da garagem...
A terceira desvantagem é a falta de prestígio de fazer e vender os próprios livros, que pode em parte ser contornada pelo uso de profissionais muito bons e pela criação de um selo editorial fictício. O público em geral tende a encarar a obra publicada pelo próprio autor como amadorística ou de qualidade duvidosa por não ter sido aceita por uma editora comercial.
A quarta desvantagem é a de que o livro em geral não tem chance de caminhar por pernas próprias, mas precisa de sua assistência em cada etapa. Você vai ter de aprender um pouco de revisão, normalização, dar palpites em diagramação, decidir-se entre papéis, descobrir como fazer uma ficha catalográfica e requerer um número de ISBN, como funciona deixar livros em consignação em livrarias etc etc. Ou seja, transformar-se em todos os profissionais de uma editora comercial, para acompanhar e mesmo fazer os trabalhos de produção e comercialização de um livro. E o que você não souber ou não tiver tempo para fazer, não será feito.
Quando procurar uma editora comercial
Dadas as vantagens e desvantagens de cada tipo de editor, você pode se decidir sobre qual deles abordar. Para ter alguma chance de ser seriamente considerado por uma editora comercial, sua obra precisa de alguns requisitos mínimos.
O primeiro é um tema comercialmente interessante (veja mais em seleção da editora). Note que quem precisa achar o tema vendável é a editora e não você...
O segundo é você ter credibilidade como autor. Um advogado será considerado se apresentar um original sobre direito, mas não se trouxer poesias sobre sua musa.
O terceiro é ter um público-alvo definido, o que significa você conseguir dizer exatamente que grande grupo de pessoas com alta probabilidade compraria o seu livro. Por exemplo, senhoras de meia idade têm chance de se interessar por um livro sobre menopausa. Adolescentes de classe média provavelmente comprariam uma ficção sangrenta e sensual.

Quando procurar uma editora prestadora de serviço
Nem sempre uma editora comercial é a melhor alternativa. Cabe a você considerar contratar uma prestadora de serviço em alguns casos:
Primeiro, se você não tem interesse em adaptar sua obra para o gosto de um público que não conhece. Se, por exemplo, você deseja escrever uma história da família em princípio para circular apenas entre seus primos e netos, não perca tempo tentando publicá-la por uma editora comercial.
Segundo, se você tem um público comprador cativo. Por exemplo, se você é professor de estatística de turma após turma universitária e escreveu um manual para facilitar o seu curso, pode ter certeza de que irá ganhar muito mais dinheiro se vendê-lo diretamente a seus alunos do que se uma editora comercial publicá-lo e repassar-lhe apenas os dez por cento de direitos autorais de praxe. Claro que você precisa pesar se a obra tem chance de ser adotada por muitas escolas (quando vale a pena usar uma editora comercial) ou se a concorrência de outras obras é grande e você tem certeza apenas de vender para a sua própria faculdade (quando é mais lucrativo bancar a impressão e receber cem por cento do preço de capa).
Terceiro, quando interessa mais a você do que a um editor comercial ver sua obra publicada. Por exemplo, se você faz carreira acadêmica, é bem mais atraente para você receber pontos por ter sua dissertação ou tese publicada do que para uma editora comercial arriscar-se a colocar uma obra super específica no mercado. Tanto que já existem editoras que fazem um misto de prestação de serviço e edição comercial, dividindo os custos com autores de obras acadêmicas de boa qualidade mas venda difícil. No caso de um trabalho que você considere realmente pertinente para o seu ramo mas com poucas chances de seduzir um público maior, recomendo que publique uma edição baixa (duzentos ou trezentos exemplares) por conta própria, mas inventando um nome de editora para constar na capa e nas folhas de rosto por questões de prestígio. Invista para ter uma obra com aparência profissional (com ficha catalográfica, ISBN, código de barras, impressão razoável) e distribua entre as bibliotecas e institutos onde ela possa ser usada como referência. Você acaba atingindo o seu objetivo de divulgar o seu trabalho e ser reconhecido por seus pares sem passar pela dor de cabeça de tentar convencer uma editora a investir na obra.
Em qualquer caso, planeje uma bela noite de autógrafos, convidando todo mundo que você conhece, inclusive seus colegas de primário e sua primeira babá. Quase qualquer livraria aceita fazer lançamentos e gerenciar a venda de seu livro por uma noite, montando pilhas na vitrine, reservando uma mesa para você e oferecendo um coquetel. Dependendo do seu número de amigos, o lançamento pode pagar uma parte ou todo o custo de impressão.


 Não costumo  realizar postagem de  outros autores. Entretanto devido a qualidade, explicativa e textual , resolvi conceder  uma excessão a regra.  Esta Postagem teve como autora  Laura Bacellar

Abraços Ojuarianos

Como Registrar um Livro




Como escrevo e publico muitos contos, livros e poesias na net, resolvi postar algo de   como se faz para se registrar suas idéias antes que um gatuno as subtraiam...rs 

Tudo começa assim... Em uma manhã clara de mais um dia ensolarado,  o vento  forasteiro entra pela sua janela, perturba a cortina e vai se deitar  levemente próximo ao seu rosto... aí você  acorda  e percebe que acabou de escrever o seu primeiro livro. Como todo escritor você acha que a sua  história é perfeita, tem tudo o que um romance deve ter e  agora o que fazer?

Primeiro passo: imprima a sua obra em tamanho A4 (em qualquer formado ou fonte, mas, de preferência, algo legível  e encaderne-a.

Segundo passo: rubrique cada página impressa e assine a última.

Terceiro passo: entre aqui, imprima e preencha o formulário corretamente em letra de forma. 

Quarto passo: tire uma cópia (xerox) dos seguintes documentos: RG, RG do responsável, CPF, CPF do responsável.

Quinto passo: pague o GRU, que é a taxa cobrada para se registrar um livro  pelo Banco do Brasil e imprima o boleto.

Sexto passo: junte o livro encadernado, o formulário, as cópias dos documentos e o boleto do GRU   e vá pra uns dos seguintes endereços em Salvador
BA
Rua General Labatut, n. 27 - 3º andar - Barris 
Salvador - BA 
Cep: 40070-100 
Tel :(0xx71)321-4555 Ramal 227

Pronto.. demora um tempo até que você tenha o número do registro. Mas pelo menos agora você não correrá o risco de ter sua idéia  "imitada" por outra pessoa.

Abraços Ojuarianos.

Como ler vários Livros?- Problema Crônico





Ler vários livros em um ano não é apenas um problema - é um gigante problema. O brasileiro ler muito pouco e isto não é apenas uma qualidade das classes C e D mas também das classes A e B. Claro, concordo que estas últimas lêem mais. Mas vamos concordar também que elas lêem muito menos do que deveriam. Quantos universitários você conhece que ler dez livros ( fora os da própria faculdade por exemplo). Não vou ser tão rigoroso. Diga-me quantas pessoas você conhece que ler uma média de seis a sete livros no ano? Eu ouvi dizer " eu conheço um"? Mais alguém sabe? alguem? Estou esperando a resposta...
      Acredito que se procurarmos pessoas que lêem dois a três livros no ano aqui no Brasil, em relação a população brasileira, esse número ainda vai ser pífio. E isto não he apenas uma ma qualidade da "cultura" dos brasileiros -sabidamente voltada para prazeres passageiros e em sua grande parte fúteis- mas também devido a uma educação de péssima qualidade que não estimula as pessoas a terem prazer em ler. Pior do que isso, aquelas pessoas que se encontram naqueles 2,5% da curva de Gaus - uma excessão a normalidade- são brutalmente podadas dos seu prazer literário por uma universidades extremamente tecnicistas e desestimulantes.
        Eu sou interno de medicina do sexto ano e garanto que se seguisse a regra do sistema eu hoje seria muito mais alienado do que quando entrei na faculdade (e aí talvez esteja uma das causas da desumanidade dos médicos na relacao médico-paciente).
       Mas hoje decidir implementar uma TECNICA PARA LER MAIS. Eu desenvolvi essa técnica a aparti de um raciocínio simples - ler pouco mais ler vários -funcionaria assim:
- Escolha alguns livros que gostaria de ler (eu escolhi cinco livros)
- Leia um capítulo por dia - alternando os livros cada dia
- Estabeleça os dias que você não vai ler nenhum livro ( exemplo, leio domingo, segunda, quarta e quinta, não leio Terça, sexta e sábado )
- Estabeleça uma ordem dos livros que você vai ler, tipo 1,2,3,4,5...
- Você só poderar ler o capítulo do livro dois se ler antes do livro um e assim sucessivamente
- Se por acaso você não leu em um dia que você estabeleceu pra ler, então você poderar pagar a leitura no dia que você estabeleceu como folga.
      Claro que com o passar dos dias e dos capítulos a tendência he que aja um envolvimento maior com a leitura e o que antes era um capítulo vira dois,três ....
          Pronto, deixo aqui minha dica para tentar burlar o sistema. Depois vocês me dizem se funciona ou não.
    
Um abraço Ojuariano

Dicas para novos escritores

Minha foto
VIVIANNE FAIR
 AUTORA DO LIVRO "CAVALEIROS DO RPG" E "A CAÇADORA" (TRILOGIA).  CONHECIDA POR CHEFA, NOME ORIGINAL É VIVIANE MACHADO, MAS ARTISTICAMENTE VIVIANNE FAIR! 
HTTP://WWW.RECANTODACHEFA.COM.BR




Bom, por que eu resolvi escrever esse post? Porque sempre estou recebendo e-mails de pessoas que querem saber como se lançar, que querem ser escritoras, etc... então acho que vou resumir aqui tudo o que sei, com algumas perguntas que me fizeram e achei importantes!

Não me considero veterana nem expert no assunto, mas acho que posso ajudar com o parco conhecimento que tenho e que me ajuda bastante! Vamos lá!

Pra começar:

1- VOCÊ NÃO VAI SER FAMOSO DE CARA! 
Não fique aí achando que vai escrever um livro e acabar como uma J.K.Rowling da vida ou uma Stephenie Meyers...As duas, assim como Meg Cabot e tantos outros autores consagrados receberam muuuitos "NÃOS", ou nem receberam resposta alguma. Mais de 30, algumas vezes! E demoraram anos para ser reconhecidos; sabia que Rowling vendia Harry Potter de porta em porta e Crepúsculo foi lançado em 2001(não lembro bem a data, mas faz tempo! rs)? Pode ser que seu livro faça sucesso ou pode ser que não. São lançados mais de 2000 livros no mercado todo mês, você sabia? Isso não é pra desanimar ninguém, viu? É só pra vocês verem que não é pra desistir na primeira tentativa! É difícil, mas não impossível. Eu sei que competir com livros estrangeiros não é fácil, ainda mais porque na infância fomos obrigados a ler coisas e autores que não gostávamos. Tsk!

2- SE INFORME, MELHORE SUA ESCRITA! 
Eu não comecei sentando na cadeira e dizendo: vou ser escritoraaaaa e pari um livro...kkkkkk! Quando criança eu escrevi vários (oh, Deus, que vergonha deles!!), e sempre sonhava ser uma grande escritora (e detetive, artista, dançarina, cantora, atriz, professora - modelo não porque modelo não podia comer chocolate), mas não me limitava. Escrevia sem pensar em publicar. Não cobre muito de si mesmo, mas sempre busque melhorar. Eu li muitos livros sobre como ser um bom escritor, me informei sobre editoras, estudei redação, LI MUITO, li meus textos com olhos críticos, etc. Sempre me mantive informada em relação ao mercado.

3- NÃO MUDE SEU ESTILO PARA AGRADAR NINGUÉM!  
Se você escreve romance melhor, manda brasa, ou ficção, policial, que seja. Não se force a fazer diferente para acompanhar o mercado, porque nunca vai parecer natural!

4- NÃO MANDE QUALQUER UM LER SEU TEXTO! 
Não escolha pessoas como mãe, pai, irmão, primo, cunhado, amigos do peito. Eles vão dizer coisas pra te agradar. Escolha escritores, amigos mais distantes, colegas - que estejam prontos a te ajudar. Não entregue o texto completo - o roteiro é seu - entregue parte dele (umas dez a vinte páginas) para pessoa ver se é empolgante, a narração está boa, coisa assim. Se você entregar o texto todo é capaz da pessoa nem se animar a ler e dizer que gostou só pra fazer de conta que leu! rsrs! 

5- ESTEJA PREPARADO PARA RECEBER CRÍTICAS.
É, eu sei, essa parte não é fácil! rsrsrs! Mas pensa assim, nem Jesus agradou a todos, certo? Nem todo mundo gosta de Crepúsculo e Harry Potter! Tem gente que ama livros que eu detesto!! Mas pense bem: não se deixe atingir por críticas negativas. As construtivas são ótimas, mas as negativas que só dizem 'não gostei' 'não achei legal', ignore. Não vão te fazer melhorar? Então não prestam. Isso também não quer dizer que você vai mudar porque recebeu uma ruim. Vê se mais pessoas concordam. Deixe bem claro que receber críticas é importante pra você e que você não vai se magoar. No começo é difícil, mas você se acostuma! rsrs
6- REGISTRE SEU TEXTO.
Essa pergunta é campeã: onde registro? Devo registrar? É bom que faça isso, mas não é de se desesperar, viu? Não fique achando que você escreveu e alguém vai te passar a perna no dia seguinte...rsrs! Para registrar é coisa super simples! Vá na biblioteca nacional e diga que você quer registrar uma obra. Aqui em Brasilia só preciso de xerox da carteira de identidade e cpf (acho) e o seu texto todo impresso e com todas as páginas rubricadas, a primeira e a ultima assinadas. É um saco, meus textos tem mais de 200 páginas...u.u Tem que pagar uma taxa de $30,00, acredito, mas o preço pode variar. Se quer sua consciência tranquila, é melhor, rsrs! Aqui está o link com tudo o que você precisa! Biblioteca Nacional

7- NÃO MANDE SEU TEXTO COMPLETO E SEM FORMATAR PRA NINGUÉM!! 
Volta e meia eu recebo uns assim. Não faça isso! Eu sou uma boa pessoa (mamãe não acha, mas sou sim, viu??) mas você pode encontrar pessoas ruins por aí. Se quiser seu texto avaliado por alguém, mande só uma parte dele e formatado. Vai em word >> home >> prepare >> mark as final (o meu é em inglês, hehe) e manda só uns dois ou três capítulos. No caso de editoras você DEVE mandar inteiro. Mas antes, entre no site da editora e vê o que ela diz sobre mandar a obra: se está aceitando, - veja se a editora é confiável - como ela quer que mande...algumas editoras preferem os textos pelo correio, outras preferem por email. Pesquise antes de enviar, para você não perder o seu tempo nem o dela. E deixa eu te dizer: nem todas lêem e algumas o prazo de resposta é de até 1 ano. Então mande para muitas; não fique sentando esperando entrarem em contato com você! Mas preste atenção nas editoras para as quais você manda! NUNCA DISPONIBILIZE SEU TEXTO INTEIRO NA NET A NÃO SER QUE VOCÊ NÃO TENHA INTENÇÃO DE PUBLICÁ-LO. Editora alguma vai se interessar em publicar se ele já anda por aí. Afinal, caiu na rede é domínio público!

8- TIPOS DE EDITORA - importante
Existem dois tipos de editora; a tradicional, que é a que publica livros e os distribui para todo o Brasil e as editoras por demanda. 
Qual é a melhor? Tem muitos autores que querem ser lançados para o Brasil todo - tipo eu também, rsrs; mas isso não quer dizer que seja o melhor!

vantagens e desvantagens da editora tradicional: 
  • a resposta demora ou nunca vem;
  • você ganha cerca de 7% a 10% em cima de cada livro. Coisa de $3,00;
  • você vai ser publicado em todo o território nacional;
  • você só recebe uma vez ou duas vezes por ano, rsrs
  • o seu livro pode sofrer alterações - normalmente eles te avisam sobre elas: capa, alguns capítulos, etc;   
vantagens e desvantagens da editora por demanda:
  • seu livro vai ser distribuido por você mesmo e não para as livrarias do país;
  • você decide quanto cobrar e quanto receber; na maioria das vezes, você lucra muito mais vendendo por conta própria porque você decide quanto vai lucrar;
  • a divulgação é por boca em boca, ou por sites.
  • você decide exatamente como seu livro vai ser e o que vai ter;
Eu não acho que uma ou outra seja mais importante, embora eu ache que uma tradicional vai lançar você no mercado e fazê-lo conhecido! Tenho duas editoras: uma por demanda que é a Lexia, que eu adoro e a outra é tradicional, que é a Editora 21, que eu também adoroo, porque as duas confiaram no meu trabalho!  

9- COMO COMEÇAR A ESCREVER UM LIVRO (meu método de trabalhar):
  • anote todas as cenas que imaginar, nome de personagens, ideias para outros livros, etc. Tenha um caderninho sempre à mão. Não importa onde nem quando vir a ideia; anote! Pode ser que ela não volte! rsrs!
  • procure organizar mais ou menos seu roteiro com um resumo. Exemplo, pensei em uma história sobre um alien vindo à Terra e se apaixonando (que?) por uma terrestre. Então escrevo mais ou menos no que consiste a história - ele cai de uma nave espacial, ela está na escola, ele pula o muro, eles se encontram, ela foge..etc. Se ainda não pensou num final, não se desespere. Ele acaba vindo. Se não está conseguindo mais seguir seu roteiro, ótimo. Isso também pode significar que seus personagens estão criando vida e fazendo escolhas, isso é bom! Por exemplo, eu planejava matar um personagem no meio da história, mas ele escapou...fiquei tão assustada que resolvi deixá-lo vivo...kkkk! Sim, é verdade...O.o
  • Defina bem as características de seus personagens! Descreva-os, imagine-os, ponha o que els gostam e o que não gostam; lembre-se de pôr personagens que animem as pessoas; ninguém quer ter como protagonista um personagem que vive reclamando de tudo, por exemplo! Mas procure seguir a sua personalidade. Não ponha uma menina timida que pula o muro da escola pra matar aula!
  • Se surgir ideias para outros livros, apenas anote; anote tudo o que imaginar. Mas se as ideias não te deixarem, esqueça o que você estava fazendo antes e escreva esse. É sempre bom se concentrar em um livro só! 
  •  Fique pensando no livro, imaginando as cenas que escreveu, nos personagens, em o que ele fará se acontecer isso ou aquilo. Se a cena que você pensou vai fugir muito do seu roteiro; melhor esquecer. Não encha linguiça! Ninguém quer saber se sua personagem vai lixar as unhas enquanto assiste a novela e pensa no vestido da liquidação em 5 páginas! 
  • Não copie livros existentes; mesmo que você tenha achado o assunto legal. Plágio é crime, mesmo que você o reescreva com suas palavras! Se você contar a história de um vampiro e um lobisomem que se apaixonaram por uma menina (*cofcofcrepúsculocofcof*) vai parecer falta de imaginação e você pode ser muito criticado por isso, chegando ao ponto de até ser desrespeitado. Se o texto que você escreveu é parecido com algum livro, leia este conselho: mude! =/   
 10- SEJA SIMPÁTICO E NÃO TENHA INVEJA DE QUEM CONSEGUIU!
Estranho esse, não é? rsrs Mas é verdade! Seja gentil com as pessoas sempre; mais por bom coração do que para ter a vantagem de que ela te divulgue ou coisa assim. Melhor que publicar e ver pessoas lerem seus livros é ter muitos amigos. Mas acima de tudo, respeite quem não gostar. Difíiicil não ficar triste, claro, mas fazer o quê? Não vá atrás dela dizendo para ela fazer melhor! hahaha! Se ela te desrespeitar, ignore. Não bata boca, mesmo porque se você ficar famoso não vai querer ficar conhecido como alguém que não respeita os outros, não é mesmo? Hum...isso me lembra que devo tomar conta do meu pavio curto em relação a outras coisas... kkkkkk! E você sabe que quem conta um conto aumenta um ponto. Pessoas que aparecem demais acabam por ser um exemplo para outras, você sabe. Olha a mídia!!
Não seja invejoso. Não é porque aquele autor conseguiu publicar e você não, você vai falar mal da obra dele ou não vai querer ler. Lembre-se de que um dia você pode estar na mesma situação. Não difame a obra sem nem ao menos ler ou conhecer, nem persiga o autor em sites fazenbdo resenhas negativas. 

 11- TERMINE SEU LIVRO, MAS NÃO SE FORCE! 
Se as ideias não estão vindo, escreva pequenas cenas de seus personagens, com ou sem intençao de inclui-las na história. Não fique ansioso. Largue, simplesmente, por um tempo, se você não se empolgou. Aliás, se você não se empolgou, releia o texto. Pode ser que ele não esteja empolgando. Nesse caso, acrescente alguma coisa que dê um rumo à história e que te faça pensar pra fazer! Escreva várias ideias que vc pode incluir na história, até ideias loucas: a personagem é sequestrada por uma lata de lixo gigante; o mocinho descobriu que se apaixonou por sua imagem no rio, mas percebeu que de Narciso não tinha nada, invente! Sua mente vai começar a dar voltas e você acaba conseguindo!
Mas não largue totalmente!! Fique pensando na história, mesmo que não esteja escrevendo! Se largar de vez você não vai voltar pra pegar, acredite em mim! rsrs 


12- DIVULGUE SEU TRABALHO!!!
IMPORTANTÍSSIMO!!! Você tem que divulgar, independente se sua editora é tradicional ou não. Se não tem tempo para manter e cuidar de um blog, mande seus livros para blogs para que façam resenha ou sorteio. Não faça spam na caixa de mensagens dos outros, mas pode mandar emails para alguns e pedir para passar pra frente! Use a imaginação para impulsionar as pessoas a lerem. Um bom livro vai fazer sucesso por si só!!  

13- ACIMA DE TUDO, NÃO DESISTA! 
Não é fácil, claro! Mas quando a gente quer algo, tem que lutar pra conquistar. Só depende de você tornar seu sonho real; não fique se lamentando se não deu certo; quando tiver que ser será!! Se acha que vai dar trabalho, então nem invista! Mas se é o que quer, lute! Confie sempre!! =D

Roteiro para se escrever um Livro


dicas1

1: Escolha uma coisa para escrever e permaneça com ela do começo ao fim. É tentador ficar pulando para um novo projeto quando o primeiro torna-se difícil.
2: Programe uma hora específica para escrever. Se você não estabelecer isso em sua agenda, não vai acontecer.
3: Evite a tentação de mostrar o seu trabalho enquanto você ainda está escrevendo-o. Espere até tê-lo concluído, e então consiga o feedback.
4: Escolha um gênero para escrever que você aprecie como leitor.
5: Quando você estiver escrevendo, não fique obcecado pensando se vai ou não conseguir vendê-lo. Concentre-se em escrever tão bem quanto puder, o marketing vem depois.
6: Experimente o que funciona melhor para você em termos de quão minuciosamente você esboça alguma coisa antes de escrever, onde escrever, quando escrever etc. Cada escritor desenvolve seus próprios métodos para o sucesso.
7: Não fique nervoso com a ortografia e a gramática durante o primeiro rascunho. Você pode voltar atrás e corrigi-las quando fizer a segunda versão. Se estes não são os seus pontos fortes, encontre alguém que seja bom nisso e peça-lhe para revisar o seu trabalho.
8: Encontre um companheiro de escrita, seja local ou online, com quem você possa permutar trabalho e críticas construtivas. Certifique-se de que seja alguém que tenha uma perspectiva positiva, não apenas alguém que esteja procurando um parceiro para queixar-se.
9: Aprenda com tudo o que você ler. Mesmo escrita ruim é instrutiva – você vai aprender o que não fazer! Se você ler algo que realmente funciona, leia-o uma segunda vez para analisar como e por quê funciona.
10: Leia bons livros sobre escrita, tanto para instrução prática quanto para motivação. É claro que eu recomendo o meu próprio livro, “Your Writing Coach”, :-) mas também “Guia Prático Para a Criatividade” de Julia Cameron, e “On Writing” de Stephen King. E há muitos outros bons por aí.


Criar Ebook - 3 Passos Simples para Começar a Criar Ebooks


Então você decidiu escrever seu próprio eBook? Bom para você. Ebooks são uma ótima maneira de construir a reputação de uma empresa ou pessoa. Eles também servem como uma ferramenta para construir sua lista de email marketing,como um bônus junto de um produto que você vende e muito mais.

Agora tudo que você precisa fazer é começar.

Neste artigo, vou lhe dar três passos que você precisa para começar a escrever seu eBook.

Vou começar por presumir que você já tenha desenhado sua linha de produtos,porque um único eBook não vai ajudá-lo a ganhar dinheiro. Desculpe não será, a menos que você esteja realmente com sorte.

A fim de ganhar dinheiro na internet você precisa ser capaz de vender uma série de produtos. Dessa forma, seus clientes podem comprar um mix de produtos e gastar muito dinheiro com você.

Então você sabe que você precisa escrever um eBook como parte de sua linha de produtos. Você conhece o assunto e sabe que as pessoas precisam do que você sabe.

1° - Sua primeira tarefa será levar essa informação geral e descrever o que exatamente você está entregando. Por exemplo, você sabe que precisa de um livro de cerca de 25 a 50 páginas.

Isso significa que o livro deve ser de aproximadamente 6.250 a 12.500 palavras. Queremos dar um mini-livro não uma obra extensa demais para não cansar o leitor.

2° - Faça todo seu ebook.Não se preocupe com regras de gramática,tempo verbal e outras coisas da língua portuguesa.

Depois que escreveu seu ebook por inteiro,descanse.Aí volte a ler todo o ebook mais umas 2 ou 3 vezes para corrigir os erros,pois sempre vai haver erros.

3° - A última tarefa será a de divulgar seu Ebook.

Não adianta ele ser o melhor ebook do mundo,cehio de informação valiosa se as pessoas não ficarem sabendo da sua existência.

Para isso use as redes sociais como o Orkut,Facebook e Twitter,os sites de vídeo com o Youtube,classificados grátis,sites de busca,diretórios de blogs.

Existem também sites que permitem a você divulgar seu ebook.vou lhe indicar um agora que é o http://www.jm-digital.com.br

Deseja saber mais informações de como esta? Visite meu blog.O link está na descrição abaixo deste artigo.



Fonte: http://www.webartigos.com/articles/57108/1/Criar-Ebook---3-Passos-Simples-para-Comecar-a-Criar-Ebooks/pagina1.html#ixzz1BlbnanyY

Vale a pena escrever um livro?



Alguma vez passou pela sua cabeça escrever um livro? Se ainda não pensou nessa possibilidade, comece a arquitetar esse plano. É um projeto que vale a pena ser perseguido, independentemente do tema que você queira tratar e da atividade que desenvolva.

Se tomar a decisão de ser um escritor, prepare-se para fazer bastante sacrifício e dedicar um bom tempo a esse trabalho. Saiba, entretanto, que será um investimento que dará muitos dividendos à sua vida.

Se você deseja mesmo escrever um livro comece reservando algumas horas por semana para concretizar esse plano. Não faça como a maioria que diz ter vontade de escrever um livro, mas a única atitude que toma é postergar essa tarefa.

Saiba também que a dificuldade não se resume apenas em escrever, pois, além de descobrir um bom tema, você precisará se empenhar em pesquisas para colher material substancioso e interessante para envolver o leitor.

Será mais difícil ainda encontrar uma editora disposta a aceitar o projeto de publicação. Depois você vai sofrer para que a obra chegue às livrarias. E o maior de todos os pesadelos será o de não ver sua produção intelectual exposta ao mercado comprador.

De cada dez escritores que encontro nas livrarias, pelo menos oito reclamam por não terem seus livros em destaque nas mesas das novidades ou dos mais vendidos. Os outros dois já nem reclamam mais por saberem que não vai adiantar nada.

Os vendedores já se acostumaram tanto com essa choradeira que desenvolveram explicações próprias para cada caso; a mais usada é dizer que lá na seção dedicada ao assunto da obra a chance de vender é muito maior.

Alguns autores acreditam, outros fingem que se convenceram com os argumentos e continuam esperançosos de que um dia seu querido livro se transforme em um famoso best seller.

A esta altura você talvez esteja pensando: ora, já que vou ter de passar por tudo isso o melhor que tenho a fazer é desistir. Essa é uma péssima decisão! Mesmo imaginando que você não consiga publicar, o fato de pesquisar e escrever será muito importante para o seu desenvolvimento pessoal.

Você chegará ao final dessa jornada muito mais experiente e preparado. Supondo que você consiga publicar e que o livro não seja um grande sucesso de venda, não encare o resultado como uma derrota pessoal, pois dos mil e tantos livros publicados todos os meses no Brasil só uns poucos conseguem sobressair.

Pense também que vender livro não deve ser a maior preocupação. O importante mesmo é saber que, escrevendo a obra, você terá a oportunidade gratificante de compartilhar sua experiência com outras pessoas.

Eu já escrevi 16 livros e todos foram muito bem-sucedidos. Significa que as dificuldades que acabei de mencionar não existem? Acredite, são até maiores do que descrevi. É uma luta que vale a pena enfrentar, mas que nunca tem fim.

Se você observar os autores campeões de vendas, irá constatar que a maioria vive trocando de editora, pois sempre julgam que em outra casa poderiam vender mais. Todo escritor acha que seu livro é o melhor e que deveria estar mais bem exposto.

E quando não conseguem vender como gostariam a culpa deve ser creditada a alguém, que de maneira geral recai sobre a editora. Lembro-me de quando participei de um programa de televisão, e ao meu lado estava uma psicóloga que também faria parte do debate.

Enquanto não entrávamos no ar ela passou o tempo todo criticando a editora que não era competente para vender seu livro. Depois de ouvir as reclamações da autora, eu perguntei se ela havia levado o livro ao programa para tentar mostrá-lo em algum momento. Como resposta ela me disse: você tem razão, sem me censurar acabou mostrando que a culpa é mais minha do que da editora.

Talvez, quando começou a ler este texto, você tivesse a esperança de que eu iria ensinar como escrever um livro, ou que pelo menos desse algumas dicas de como iniciar esse trabalho. Você mesmo vai encontrar os próprios caminhos.

Se tiver dificuldade para redigir, inscreva-se num curso de redação. Se ainda não tiver o hábito de escrever, comece produzindo textos curtos sobre assuntos do cotidiano, só para praticar. Encontre uma pessoa experiente que possa dar sugestões e que o ajude a refinar o resultado da sua redação.

Quando já estiver mais tarimbado tente publicar alguns artigos em jornais, revistas ou sites, assim já terá a opinião de outras pessoas sobre a sua atividade como escritor. Pode ser que esses artigos se tornem a base para os futuros capítulos do seu livro.

Vai dar trabalho e exigirá persistência, mas com o tempo você irá se sentir cada vez mais desenvolto e competente para pôr suas idéias no papel ou na tela do computador. Não acredite muito nessa história de inspiração de escritor, pois o que vale é o trabalho e a dedicação.

Você vai descobrir que escrever se aprende escrevendo e que quanto mais errar mais saberá como acertar. É um longo caminho que requer sua rápida decisão. Não deixe para amanhã o texto que você já poderia escrever hoje.

Não desista de um sonho antes de tentar realizá-lo. Se estiver mesmo interessado em escrever um livro e sentir que essa é uma importante aspiração da sua vida, vá em frente. Esteja consciente de que irá enfrentar dificuldades e obstáculos. Algumas vezes terá vontade de desistir.

Durante alguns períodos deixará o texto de lado e terá de fazer muito esforço para retomá-lo. Entretanto, assim como muitos escritores, talvez, você encontre alguém que reconheça o seu trabalho e o leve pela mão, ajudando-o a realizar o seu sonho.

Por outro lado, se isso não ocorrer, como eu disse no início, na pior das hipóteses, você será uma pessoa melhor, mais competente e mais bem preparada para enfrentar a vida e se sair vitorioso em seus embates.

Boa sorte. Espero encontrá-lo feliz em uma noite de autógrafos, agradecendo a Deus por não permitir que desistisse antes mesmo de ter tentado.
Reinaldo Polito
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Abraços Ojuarianos