Como ler vários Livros?- Problema Crônico



Ler vários livros em um ano não é apenas um problema - é um gigante problema. O brasileiro ler muito pouco e isto não é apenas uma qualidade das classes C e D mas também das classes A e B. Claro, concordo que estas últimas lêem mais. Mas vamos concordar também que elas lêem muito menos do que deveriam. Quantos universitários você conhece que ler dez livros ( fora os da própria faculdade por exemplo). Não vou ser tão rigoroso. Diga-me quantas pessoas você conhece que ler uma média de seis a sete livros no ano? Eu ouvi dizer " eu conheço um"? Mais alguém sabe? alguem? Estou esperando a resposta...
      Acredito que se procurarmos pessoas que lêem dois a três livros no ano aqui no Brasil, em relação a população brasileira, esse número ainda vai ser pífio. E isto não he apenas uma ma qualidade da "cultura" dos brasileiros -sabidamente voltada para prazeres passageiros e em sua grande parte fúteis- mas também devido a uma educação de péssima qualidade que não estimula as pessoas a terem prazer em ler. Pior do que isso, aquelas pessoas que se encontram naqueles 2,5% da curva de Gaus - uma excessão a normalidade- são brutalmente podadas dos seu prazer literário por uma universidades extremamente tecnicistas e desestimulantes.
        Eu sou interno de medicina do sexto ano e garanto que se seguisse a regra do sistema eu hoje seria muito mais alienado do que quando entrei na faculdade (e aí talvez esteja uma das causas da desumanidade dos médicos na relacao médico-paciente).
       Mas hoje decidir implementar uma TECNICA PARA LER MAIS. Eu desenvolvi essa técnica a aparti de um raciocínio simples - ler pouco mais ler vários -funcionaria assim:
- Escolha alguns livros que gostaria de ler (eu escolhi cinco livros)
- Leia um capítulo por dia - alternando os livros cada dia
- Estabeleça os dias que você não vai ler nenhum livro ( exemplo, leio domingo, segunda, quarta e quinta, não leio Terça, sexta e sábado )
- Estabeleça uma ordem dos livros que você vai ler, tipo 1,2,3,4,5...
- Você só poderar ler o capítulo do livro dois se ler antes do livro um e assim sucessivamente
- Se por acaso você não leu em um dia que você estabeleceu pra ler, então você poderar pagar a leitura no dia que você estabeleceu como folga.
      Claro que com o passar dos dias e dos capítulos a tendência he que aja um envolvimento maior com a leitura e o que antes era um capítulo vira dois,três ....
          Pronto, deixo aqui minha dica para tentar burlar o sistema. Depois vocês me dizem se funciona ou não.
    
Um abraço Ojuariano

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...