Memórias do Cárcere Obstétrico - Dados Tecnicos


Memórias do Cárcere Obstétrico

Por Helton Ojuara

 

Tudo na vida é história
e não existe uma  história ruim,
qualquer história  é emocionante,
desde que bem contada.
­­



São fatos:

 - A Maternidade Climério de Oliveira  foi criada em outubro de 1910

 - Foi a primeira maternidade -escola do Brasil

 - Os internos de medicina passam  dois meses e meio entre suas paredes

 - Espíritos vagam a noite enquanto alguns dormem, quer você acredite, quer não.


Dados técnicos *
 * para aqueles que  não são  da área de saúde

 - A Cardiotocografia estuda a biofísica do feto, permitindo avaliar o bem-estar fetal. O exame é realizado por um aparelho chamado cardiotocógrafo, e nele são registrados os batimentos cardíacos do feto,  sua movimentação e a contração uterina. O resultado do exame é semelhante a um traçado de eletrocardiograma, e com ele, o médico pode avaliar se o feto tem insuficiência na oxigenação cerebral por motivos placentários, posicionais ou compressões do cordão umbilical, como por exemplo a circular cervical.

 - Doença Hipertensiva Específica da Gestação ( D. H. E. G. )
É uma doença caracterizada pelo aumento da pressão arterial durante a gravidez e  urina com proteínas. Causando riscos para a mãe e para o concepto.

 - Segundo o Ministério da Saúde, caracteriza-se gestação prolongada, também conhecida como pós-datismo,  é aquela cuja idade encontra-se entre 40 e 42 semanas. Gravidez pós-termo é aquela que ultrapassa 42 semanas.

- A curetagem uterina é um procedimento médico realizado em unidade hospitalar, sob anestesia geral ou locorregional, que objetiva retirar material placentário ou endometrial da cavidade uterina por um instrumento denominado cureta. Tem como função principal limpar os restos do aborto

- O Ambu é uma bomba manual, normalmente acoplada a uma máscara, cujo uso mais comum é na ventilação em momentos de emergência, ou quando a pessoa encontra-se desacordada.
* para aqueles que  não são  da área de saúde

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...