Medicina na Bolívia? Sinto muito.

    

Domingo passado o Fantástico exibiu uma reportagem sobre os estudantes que fazem Medicina na Bolívia. Foi até comovente ver  todo o sofrimento dos estudantes, das famílias.... principalmente considerando o alto índice de reprovação dos recém-formados na tentativa de conseguir registro  para trabalhar aqui no Brasil.
   Agora emoções a parte, a medicina na Bolívia é tão pobre quanto o  próprio pais. Alguém observou  a estrutura da faculdade? Pelo menos da que foi mostrada na reportagem? Bem, parecia um hospital rural. Desses facilmente encontrado nos interiores da Bahia. Além disso quem disse que fazer medicina é fácil? nem para quem vai para Bolívia nem para quem fica no Brasil. Nem para pobre, nem para rico. Ora eu mesmo fiz cinco vezes vestibular para medicina antes de passar, os meus pais possuem origem humilde e etc etc etc ( todas as dificuldades que qualquer um pode alegar). E convenhamos a maioria vai por que  as faculdades de Medicina da Bolívia não exigem vestibular. Na verdade quase não tem Boliviano fazendo medicina nela.
    Os  Altos índices de reprovação só vem comprovar algo que eu já sei na prática. A  Medicina ensinada na Bolívia e em alguns países sul-americanos é fraca e formam médicos fracos.  Não é a prova que é difícil, são os graduados que realmente não possuem condições de  exercer a profissão.
    E ainda há outro aspecto a ser considerado: o econômico. A faculdade lá  ( de péssima qualidade) custa seis vezes menos que qualquer faculdade daqui do Brasil. Já pensou se a moda pega, quebramos as faculdades de medicina no Brasil para  darmos lucro a uma na Bolívia...
    Sendo assim, pessoal, não me levem a mal... mas vão estudar pra passar no vestibular em  uma faculdade pública de qualidade e parem de apelarem para a mídia.

Abraços Ojuarianos.

1 comentários:

poesias acidentaids disse...

Como assim? Um texto desses e nenhum comentário? Tem aqui o meu! Texto consciente e muito interessante. Opinião de um médico esforçado que agora conclui a sua jornada, mas que sabe as pedras que enfrentou pelo caminho. Parabéns pelo texto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...