Investir em Ações vale a pena? ( lucro inseguro aposta dinheiro)


       


    Passei o ano de 2010 estudando sobre investimentos, nos quais incluía as famosas Ações.  E após uma no qual a minha conclusão? 
     Bem se  for daquelas pessoas que se  vai se dedicar a olhar   varias vezes por dia  as Cotações da Bovespa, se pretende ler cotidianamente revistas e sites de economia, para poder saber como anda a  saúde das empresas, se  você  tem coração forte , aguenta emoções e somente pretende  recolher o dinheiro investido a longo prazo. Se você tem todas essas qualidades então invista em Ações. Caso contrário, deixe para um profissional.
    Preste atenção. Eu não disse para você não investir em Ações, mesmo porque são elas que  prometem um lucro acima da média de qualquer investimento, o que eu disse foi para deixar profissionais  movimentarem seu dinheiro. Como?  Investindo em Fundos de Investimento.  A maioria dos Bancos possuem esses fundos.  Os Bancos lhe garante um lucro de pelo menos 3%, cobra  taxa de  administração ( afinal são banqueiros) e investe nas Ações. Os três por cento é apenas para  que em caso de catástrofe nas bolsas quem irá se preocupar com isso será o Banco. Pois em geral a rentabilidade gira em torno de 25%. Bem maior que a Caderneta de Poupança. E este valor pode ser bem maior. Um amigo meu, em 2010 teve lucro de 100% em um fundo de investimento. 
        Para termos uma idéia do risco de investir por conta própria em ações veja o meu exemplo.
     Em meados de maio de 2010 comprei ações da Petrobrás e de outras grandes empresas. Em uma semana tive um lucro virtual de 7.000 reais. Ótimo! o que eu fiz? comprei mais ações.   Em setembro a Petrobrás jogou no mercado a famosa "Oferta Pública". O preço das Ações da Petrobrás despencou,  agora eu estava com um prejuízo de 12.000 reais nas mãos. Mas  não fiquei abalado, resolvi investir na AMBEV, pois as Ações eram caras (203 reais cada uma)  e qualquer variação para cima, traria um lucro bom. Em um mês as ações subiram para 243 reais, um lucro em torno de 20%, ótimo novamente, cobri o meu prejuízo. Estava de volta ao jogo. Em dezembro sabe lá Deus e  algum economista porque, estava eu curtindo na praia tomando minha cervejinha, como todo  bom baiano, resolvi dá uma olhada  nas Ações. As Ações da AMBEVE caíram para 50 reais, um prejuízo de 75%.
    Pois bem, não fiquei com tanto ódio e não enfartei ali mesmo porque  o dinheiro era fictício,  fazia parte de um simulado oferecido pela própria Bovespa para estimular  e ensinar novos investidores . Menos mal, mesmo assim sair com o orgulho ferido e uma certeza: As Ações é um investimento bom, lucrativo, de alta liquidez, mas que deve ser administrada por profissionais. Caso contrário o risco é muito, muito alto. E afinal de contas quem vive de risco são os grafistas, desenhistas, arquitetos .... rs rs


Abraços Ojuarianos.

1 comentários:

Anônimo disse...

O meu investimento na PETROBRAS não foi fictício e o meu prejuízo, também não.
Não estou aguentando mais tanto prejuízo e vou retirar o restinho do dinheiro que sobrou e PETROBRAS, NUNCA MAIS...
E aconselho a quem puder não investir mais na PETROBRAS.
Agradeço a oportunidade de poder desabafar todo o ódio que tenho de mim mesma por ter confiado nesta empresa (nacional? Será mesmo?)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...