Como Investir Em Ações

      Criei esse tópico porque  sei que é dificil achar algo na internet,   algo  de forma resumida, fácil, e entendivel. Bem basicamente fou relatar como fiz para enternder e investir em ações e por que isso me interessou.
Passo -1

         Primeiro quem vai investir em ações deve ter noção do que é e do que não é investimento. isso porque as pessoas confundem muito o assunto. confundem poupar com investir. De forma  rápida e caceteira investir  é ter  um lucro sobre aquilo que se compra. Poupar é apenas manter aquilo que se tem. Desta forma, comprar uma casa não é investir, a menos que  você saiba que  o imóvel vai se valorizar a ponto de na venda você ter lucro. Entretanto,  um casa tem aquilo que os investidores chamam de pouca liquidez. Ou seja, mesmo que  o imóvel  se valorize , na necessidade de dinheiro  você teria dificuldade de vende-lo facilmente. Há alguns tramites para serem seguidos o que faz com quer  a venda seja demorada. Isto de forma grosseira seria o significado de baixa liquidez:  dificuldade de se vender  algo para se obter o dinheiro. Já as ações são facilmente compradas e facilmente vendidas. Se ainda assim você ficou na dúvida sobre o que é e o que não é investimento, então recomendo ler o livro de Gustavo Cerbasi: Investimentos. Lá você vai encontrar  vários exemplos. 

Passo - 2

           Cadastre-e em uma corretora. Para se investir em ações é necessario saber onde compra-las. Atualmente as vendas e compras de ações são feitas mediantes corretoras , facilmente acessaveis na net.  Muitos Bancos trabalham como corretoras. Seria parecido com corretores de imóveis, só que neste casso eles vendem acões, e cobram algumas taxas por isto, tipo: porcentagem na  venda e na compra de ações, emolumentos etc.  Muito  custo? complicado ?. Não,  o segredo aqui é escolher  as corretoras mais baratas e confiaveis. Ou seja, olhe o custo beneficio, veja se a corretora que  lhe dar descontos , brindes etc. E escolha também aquela que você confia.  
          Ao se cadastrar nas corretoras você  terá acesso aos valores das ações das empresas que mudam constantemente , muitas vazes de 15 em 15 minutos, ou seja, Os valores das facões mudam . Pra alguém ganhar um outro  alguém tem que perder... alguns compram baratos as ações outros compram caro. e o que é que você tem que fazer? comprar quando todo mundo está vendendo e vender quando todo mundo está comprando. Por que isso? se todo mundo está vendendo as ações começam a despencar de se todo mundo está comprando, como tem pouca oferta o preço sobe. Eu costumo comprar ações quando  eu vejo que o mercado está em baixa é o melhor momento. Aí é só esperar que elas vão subir...


Passo -3

             Escolher bem as empresas.Quando você for comprar ações compre sempre das empresas de ramos diferentes e que você confia. Eu por exemplo gosto de comprar ações da Petrobrás, da Bovespa, da Usiminas, da Vale e, compro de uma ou duas,  empresas pequenas para tentar tirar um lucro maior. As vezes ganho , as vezes perco. Lembre-se ações é um investimento de grandes lucros mas possui  seu risco.Perder faz parte do jogo, mas ganhar na maioria das vezes é que vai fazer a diferença. Na compra das ações eu costumo olhar muito o desempenho grafista da empresa, faço análise dos gráficos fornecidos pelas corretoras. Mas existe também a  analise fundamentalista , que é cheia de detalhes sobre a situação financeira da empresa... cada uma tem sua vantagem uma é rápida e analisa a tendência do momento, a outra necessita de tempo mas vislumbra o futuro... escolha a sua.


Passo - 4

            Mantenha-se informado. Entenda que as ações são um bom investimento. Em media ações de uma boa empresa gera um rendimento de 15 a 25 % anuais. Isto é muito maior que a poupança, ou do que outros investimentos de mesma liquidez.O que a maioria dos economistas sugerem é que investimentos em ações tenham um cunho a longo prazo... Tentar realizar ganhos a curto prazo se não bem estudado aumenta em muito os riscos de perda. Enfim, manter-se informado, sobre como anda a economia nacional, internacional e sobre a empresa em que você investe é de suma importância para que seu investimento tenha sucesso.Eu geralmente assisto os jornais, acompanho notícias pela net e olho as análises grafistas e fundamentalista para poder investir nas ações. 


Passo - 5
                Planejamento é fundamental em tudo que se faz na vida. Antes de investir em ações  sugiro que você participe de um simulado oferecido pela Bovespa em associação com a Folha. no site www.folhainvest.folha.com você se cadastra como se fosse em uma corretora . lá você terá todos os dados fornecidos pela corretora. Possui um dinheiro virtual e compra ações virtualmente. Os dados das cotações das ações são reais. Desta forma, você aprenderá a comprar e vender ações, a saber  que ações tem uma boa procura e quais são maus negócios.  

Agora amigo é só estudar e se aprofundar sobre o assunto.
Qualquer dúvida ...estamos aí a disposição.

1 comentários:

Daniel Marcos disse...

Muito obrigado pelo tópico, realmente, na internet tem muitas materias sobre ações, mas nada tão claro assim como esse tópico. parabens !!!

Se você permite, quero contribuir tambem deixando o site www.comoinvestirnabolsa.com.br eu aprendi muito atravez dele tambem.

Abraços !!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...